Laudos e Relatórios
Laudos que realizamos:
- PIE Prontuário de Instalações Elétricas
- RTI Relatório Técnico das Inspeções
- Laudo Técnico das Instalações Elétricas
- Diagnóstico NR10
- Laudo de Inspeção Termográfica
- Laudo de SPDA / aterramento
- Laudo Luminotécnico
Os Laudos da área Elétrica são documentos oficiais emitidos por Especialistas, da qual devem constar as informações levantadas, vistoriadas, medidas, ou analisadas, de forma a verificar se cada sistema definitivo ou provisório dentro de uma está em conformidade com as normas e legislações vigentes.
A Access Engenharia Elétrica fornece serviços para medição e elaboração de Laudos, a fim de verificar a conformidade e o atendimento às normas, bem como recomendar e orientar NOSSOS clientes para adequação dos mesmos.
PIE – Prontuário de Instalações Elétricas
O PIE é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetizará o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos elétricos.
A empresa deverá organizar o PIE com o fim de disponibilizar ao trabalhador todas as informações necessárias à sua segurança, provar ao MTE o atendimento aos requisitos da NR10 e provar que todos os serviços são executados segundo procedimentos definidos e seguros.
Todas as empresas com potência instalada superior a 75 kw devem manter o PIE atualizado.
O PIE deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
Um dos documentos que compõe o PIE é o Relatório Técnico das Inspeções atualizadas a ser elaborada com base na auditoria a ser realizada na documentação, nas instalações elétricas e nos processos de segurança elétrica da empresa.
O relatório técnico deve apontar todas as não conformidades administrativas e técnicas encontradas.
Os documentos técnicos previstos no PIE devem ser elaborados por profissionais legalmente habilitados e deve ser organizado e mantido pelo empregador ou pela pessoa formalmente designada pela empresa.
O PIE deve conter um conteúdo mínimo que dependerá do porte e da complexidade das suas instalações elétricas. O conteúdo é abrangente e dependerá da capacidade da equipe técnica da empresa em diagnosticar, analisar e implementar as soluções adequadas de forma a garantir que:
- As instalações elétricas da empresa estejam adequadas
- A empresa adquira somente os equipamentos e materiais adequados
- Procedimentos sejam elaborados e aplicados pelos trabalhadores
- Ordens de Serviços sejam emitidas
- Só sejam utilizados equipamentos ensaiados e testados
- Toda atividade seja precedida de uma Análise de risco
- Toda situação de Emergência seja atendida de forma padronizada
- As instalações elétricas sejam atestadas por meio de um laudo independente
- A empresa estabeleça os procedimentos administrativos necessários para uma eficiente gestão da segurança elétrica
- As especificações de EPI, EPC e demais equipamentos estejam disponíveis a todos os trabalhadores.
- As instalações elétricas sejam mantidas adequadamente através de um plano de manutenção preventiva e / ou preditiva
- Sejam realizadas auditorias periódicas no sistema de segurança elétrica.
Passos para a estruturação do PIE
O primeiro passo para organizar o Prontuário das Instalações Elétricas é a elaboração do Relatório Técnico das Inspeções (RTI) com o cronograma de ações para adequação à NR10.
O RTI deve ser elaborado com base em um Diagnóstico de situação da empresa que analise os riscos, os procedimentos, as documentações e as medidas de controle existentes na área elétrica e indique todos os requisitos da NR10 não atendidos pela empresa.
O RTI deve contemplar todos os requisitos da NR10 conforme item 10.2.4, alínea “g” da NR10.
Caso a empresa não possua, será também necessário elaborar os Laudos Técnicos das Instalações Elétricas e o Laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) como forma de diagnosticar as instalações físicas na área elétrica.
O Diagnóstico e o Laudo Técnico das Instalações Elétricas comporão o RTI, conforme requisito 10.2.4, alínea “g” da norma. O RTI e o Laudo do SPDA formarão a base para a estruturação do Prontuário.
Relatório Técnico Das Inspeções (RTI)
O objetivo central do RTI é o de determinar às empresas uma auditoria periódica da condição de segurança das instalações elétricas e de serviços em eletricidade.
A auditoria deve contemplar tanto os riscos e condições ambientais do trabalho na área elétrica, como também toda a documentação das instalações elétricas, os procedimentos de trabalho, as atividades exercidas pelos eletricistas, os equipamentos e ferramentas utilizados, os treinamentos realizados, as medidas de proteção coletiva e individual existentes e o processo de gestão da segurança nas instalações elétricas.
O resultado da auditoria será o relatório técnico, contendo as não conformidades, as recomendações, as propostas de adequação e o cronograma de realizações.
A existência de documentação acreditada e dinamicamente atualizada com as modificações ocorridas nas instalações – diagramas, esquemas, instruções e procedimentos técnicos, treinamentos e demais obrigações do prontuário – facilitará sobremaneira a execução do relatório técnico requerido.
Para compor o RTI propõe-se a sua divisão em duas partes: uma auditoria envolvendo os aspectos de segurança do trabalho (Diagnóstico NR10) e outra contemplando os aspectos técnicos das instalações elétricas (Laudo Técnico das Instalações Elétricas).
O laudo técnico das instalações elétricas deve ser elaborado por Engenheiro Eletricista segundo o que estabelece a Resolução 218 do CONFEA.
E o diagnóstico dos requisitos da NR10 deve ser elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho segundo o que estabelece a Lei 7410 de 27.11.1985 e o Artigo n. 4 da Resolução 359 do CONFEA de 31.07.1991.
Laudo Técnico Das Instalações Elétricas
O Laudo Técnico das Instalações Elétricas é um dos componentes do Relatório Técnico das Inspeções.
O laudo deve-se basear nos dados de inspeção, medição e ensaio realizados na documentação técnica e nas instalações elétricas da empresa com a finalidade de aferir a sua conformidade com a Norma Técnica Brasileira NBR-5410 (instalações elétricas em baixa tensão), a NBR 14039 (Instalações Elétricas em média tensão), a NBR 5418 (Instalações em áreas classificadas) e a NR10, entre outras normas.
As inspeções, medições e ensaios devem ser executados segundo prescrições das normas da ABNT para instalações elétricas em Baixa Tensão (NBR 5410) e em Alta Tensão (NBR 14.039).
Diagnóstico NR10
O Diagnóstico NR10 identifica e analisa os requisitos da NR10, avaliando o grau de implementação de cada um e indicando as ações corretivas necessárias para adequação a norma.
Deve contemplar todos os aspectos administrativos e de procedimentos de segurança do setor elétrico da empresa:
- Sistema de gestão da segurança
- Documentação técnica e projetos
- Comprovação de treinamentos
- Certificações de equipamentos e ferramentas
- Procedimentos de trabalho e instruções técnicas
- Análises de riscos
- Medidas de controle
- Medidas de proteção coletiva e EPI
- Sinalização de segurança
- Proteção contra incêndio e explosões
- Procedimentos de emergências e de resgate de acidentados
- Processos de autorização de trabalhadores
- Processos de contratação de terceiros
- Mapeamento das responsabilidades e atividades na área elétrica
O diagnóstico em empresas com áreas classificadas
Segundo a definição dada na norma ABNT NBR 5418, áreas classificadas são aquelas em que há a presença de atmosferas explosivas por gás, vapores ou pó inflamáveis, particularmente indústrias químicas e petroquímicas, com risco de centelhamento e explosão. Estas áreas são as definidas com o código BE3 (Risco de explosão) na norma ABNT NBR 5410.
Nestas empresas, com áreas classificadas, o diagnóstico deve analisar adicionalmente os procedimentos e itens de documentação prescritos pelas normas brasileiras NBR 9518 e NBR IEC 60079-17;
Laudo do SPDA / Aterramento
O Laudo de inspeção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA é o documento técnico das inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e no sistema de Aterramento Elétrico da empresa com a finalidade de verificar a conformidade com a Norma Técnica Brasileira ABNT NBR-5419 e a NR10.
A NR10 estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de documento técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança. (Item 10.2.4.b)
As inspeções e ensaios para emissão deste laudo devem ser executados segundo os objetivos, métodos e periodicidade prescritos na norma da ABNT para a proteção das estruturas contra descargas atmosféricas (NBR 5419):
Laudo e Inspeção Termográfica
O Laudo e Inspeção Termográfica trata de uma ferramenta de avaliação preventiva de componentes e instalações elétricas. A Técnica consiste em medir a temperatura de determinados pontos por meio da radiação infravermelha, ou seja, o termógrafo é capaz de detectar e diagnosticar altas temperaturas nos mais variados componentes elétricos, como painéis, transformadores, motores, subestações, etc., assim evitando panes, quedas de energia ou até mesmo incêndios.
Todo Laudo e Inspeção Termográfica deve ser feito por um Técnico Especializado que inspecionará todos os componentes elétricos e irá detalhar quais são os pontos que necessitam de manutenção, intervenções, etc. Considerando o consumo excessivo de energia dos equipamentos hoje em dia, é de extrema importância que todos os consumidores tenham um Laudo Termográfico atualizado, o que acaba gerando uma redução nos custos com manutenção, mão de obra e maior aproveitamento do tempo.
Principais vantagens:
- Redução de manutenções corretivas;
- Redução de gastos com manutenções diversas;
- Menor consumo de energia elétrica;
- Análise de áreas de alto risco;
Laudo luminotécnico
O Laudo Luminotécnico tem como objetivo medir a iluminância de um ambiente por meio de uma vistoria no local, a fim de identificar as melhorias de iluminação que podem ser feitas visando evitar acidentes, fadiga visual ou estresse por conta da má disposição de luzes.
Para isso é feita a mensuração da intensidade dos níveis de iluminamento com um aparelho chamado luxímetro, onde é considerada a disposição dos móveis e luminárias. Dessa forma, este laudo irá garantir que a luminosidade do ambiente atenda aos requisitos especificados na norma NBR ISO/CIE 8995-1:2013, assim o cliente garante conforto, segurança e maior produtividade no caso de empresas.
Além disso, o laudo luminotécnico pode:
- Propor melhorias individuais para cada ambiente com base na tabela da ABNT;
- Orientar na alteração de layout ou instalação de novos pontos de iluminância;
- Sugerir mudança na cor de paredes ou repintura para aumentar o lux.
- Indicar a necessidade de substituição de lâmpadas;